
Que vivemos um imenso problema com a poluição plástica no mundo não é novidade para ninguém, mas isso ainda gera muita confusão, pois afinal: o plástico não é um material reciclável?
Sim, muitos tipos de plástico são recicláveis e podem ser diversas vezes reciclados e reutilizados, no entanto, a real pergunta para esta questão é:
o meu lixo plástico será reciclado ou reutilizado?
E a mais provável resposta é que NÃO, muito provavelmente uma parcela pequena do seu lixo plástico será reciclada ou reutilizada e a sua maioria será descartada e inserida na natureza como poluição terrestre, de água doce ou marinha.
Devido a má e precária gestão de resíduos sólidos, estima-se que um terço de todo o lixo plástico acaba por não ter o tratamento adequado, causando poluição e outros diversos problemas ambientais. 37% de todo o lixo plástico não é tratado de forma eficiente.
As latas de alumínio são um material super resistente assim como o plástico e também levam anos para se decompor, estima-se que de 100 a 500 anos para serem totalmente decompostas.
Mas a boa notícia é que as latas de alumínio e outras embalagens e produtos de alumínio são o material mais reciclado no Brasil. O Brasil é o maior reciclador de latinhas de alumínio no mundo, em torno de 98% do alumínio produzido no país retorna para a cadeia produtiva através da reciclagem.
O alumínio é 100% reciclável e pode ser infinitamente reciclado sem perder as suas características e por isso existem diversas cooperativas e indústrias especializadas na sua reciclagem, além de que a reciclagem do material economiza 95% de energia do que se o mesmo fosse produzido do zero.
Tudo isso gera um alto valor de mercado para este material, de forma que a sua coleta tem grande valor às cooperativas e tornou-se uma importante fonte de renda para os catadores.
No mercado de reciclados, o alumínio vale 8x mais do que o vidro e 14x mais do que o papelão.
Pesquisando e entendendo sobre o material, sobre o processo de reciclagem e a importância do mesmo para o país, pensamos:
porque não utilizar as latinhas de alumínio nos cosméticos em nossos produtos diários de cuidado e higiene pessoal?
Um dos propósitos da Livin é tornar possível viver a nossa beleza sem agredir o meio ambiente, respeitando os animais e todos os elementos da natureza. Um dos maiores desafios é o processo de criação de embalagem, uma vez que muitos produtos são líquidos e dependem de uma embalagem resistente e segura. A latinha de alumínio além de termos 98% de certeza de que será reciclada, garante a estabilidade e segurança do produto e é super linda.
Se for comprar um sabonete, não esqueça, refil é sempre a melhor opção e agora tem na versão em lata!!!!