Você sabe qual é a composição de um shampoo? Do que é feito um shampoo?
A função do shampoo é proporcionar limpeza, a limpeza do couro cabeludo e dos fios de cabelo. Ao longo do dia o cabelo acaba por acumular sujeira e poeira do ambiente e o couro cabeludo produz sebo, que é essencial e importantíssimo, mas em excesso pode gerar a aparência oleosa. Também tem as pessoas que aplicam produtos no cabelo durante o dia, como os cremes e géis modeladores ou até mesmo o shampoo a seco. Por isso a importância de lavar os cabelos e utilizar o shampoo que contém as substâncias capazes de remover a sujeira, excesso de sebo e resíduos de produtos.
Não há nenhuma regra de que seja preciso lavar os cabelos todos os dias e nem de que lavá-los todos os dias possa ser prejudicial, o importante é observar e sentir a frequência e necessidade de lavagem ideal para o seu cabelo.

Para proporcionar a lavagem, o shampoo faz uso de tensoativos ou surfactantes, que são substâncias que possuem uma extremidade polar e a outra apolar, permitindo que elas se “ligue” tanto com a água como com o óleo e sujidade e, dessa forma, promovam a limpeza, “carregando” com a água do banho as partículas de sujeira e gordura do couro cabeludo e dos fios de cabelo.
As formulações também contém agentes umectantes e emolientes, que promovem a hidratação do cabelo, assim como diversos ativos para dar diferentes propriedades e funções ao shampoo.
Os shampoos líquidos utilizam a água como veículo, como base para o produto, cerca de 60-80% do shampoo é composto por água. Os shampoos sólidos não contêm água, são ricos das substâncias essenciais à lavagem do cabelo.
Tanto os shampoos líquidos como os sólidos podem conter substâncias reguladoras de consistência ou espessantes, que vão dar a viscosidade e fluidez ao shampoo líquido ou auxiliar na consistência sólida do shampoo sólido.
No desenvolvimento de um produto capilar também se regula o pH do produto que varia de acordo com a propriedade do shampoo, dessa forma também utilizam-se substâncias para ajuste de pH na formulação de um shampoo.
De forma geral, toda formulação vai conter fragrância e conservante para ter perfume e manter o produto seguro e estável. Também pode-se utilizar algumas substâncias para alterar a estética do produto, como é o caso dos produtos perolados ou coloridos.
Se quiser saber um pouco mais deixe a sua pergunta nos comentários e vamos conversar!