Você sabe como classificar o seu cabelo?

Atualizado: 18 de dez. de 2020

Você sabia que há uma classificação para os diferentes tipos de cabelo? Na verdade existe mais do que uma classificação, mas vamos falar sobre a “Andre Walker Hair Typing System” que é o sistema popularmente mais conhecido.

Tipos de cabelo

É importante entender como surgiu este sistema, porque e como ficou tão conhecido.

Andre Walker, americano, de Chicago, em 1986, escreveu um e-mail à Oprah Winfrey pedindo a oportunidade de ser o seu hairstylist por um dia para o The Oprah Winfrey Show. A resposta foi sim, e logo após, Andre tornou-se personal hairstylist de Oprah Winfrey, por mais de 25 anos, e de muitas outras celebridades também.

Nos anos 90, Andre desenvolveu sua linha de produtos para cabelo e para classificar os produtos criou o sistema “Andre Walker Hair Typing System” que desde então tem sido mundialmente adotado como um sistema de classificação de tipos de cabelo.

Em 1997 ele também escreveu um livro “Andre Talks Hair” explicando a classificação e as melhores práticas para realçar a beleza natural do cabelo.


Enfim… vamos entender como funciona esta classificação e encontrar qual o seu tipo de cabelo.

Primeiramente define-se o tipo do cabelo, em tipo 1, 2, 3 ou 4. Para identificar de forma correta é importante conhecer seu cabelo sem o uso de produtos e tratamentos que possam modifica-los e deixá-lo secar ao natural, só assim você consegue ver o formato ou padrão natural dos seus fios.

Se após seco o cabelo estiver reto, sem ondulações e cachos, seu cabelo é liso, TIPO 1. Se você observar algumas curvaturas, normalmente no formato de S, seu cabelo é do TIPO 2, ondulado. Se as curvaturas são mais fechadas parecendo molas, seu cabelo é do TIPO 3, cacheado. Mas se as molas estão bem apertadas, bem justas, desde a raiz do cabelo ou em ângulo Z, seu cabelo é TIPO 4, crespo.

Além do tipo de cabelo você também classifica a textura dos fios, podendo ser A, B ou C. Na imagem é bem fácil de identificar a partir das ilustrações dos fios, mas também criamos uma "tabela" para ajudar a selecionar a textura correta do seu cabelo.


TIPO 1 A - cabelo muito liso e fino

B - cabelo bastante liso mas com mais volume e corpo que a textura A

C - cabelo reto, grosso


TIPO 2 A - não chega a ser completamente liso e nem a formar ondulações definidas

B - ondulações em formato S bem definidas e longas

C - cabelo mais grosso com ondulações mais curtas


TIPO 3 A - cachos soltos e largos

B - cachos estreitos e regulares


TIPO 4 A - cachos extremamente apertados

B - cachos extremamente apertados com estrutura em Z (ziguezague)


Saber exatamente como é o nosso cabelo é muito importante, apenas conhecendo a forma natural dos nossos fios que conseguimos escolher o produto ideal e os cuidados necessários para um cabelo saudável.

Deixei nos comentários qual a classificação do seu cabelo ou se você utiliza outro sistema de classificação conta para a gente qual que é.


Fontes: https://andrewalkerhair.com

WALKER, Andre; WILTZ, Teresa. Andre Talks Hair. 1997

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que vivemos um imenso problema com a poluição plástica no mundo não é novidade para ninguém, mas isso ainda gera muita confusão, pois afinal: o plástico não é um material reciclável? Sim, muitos tipo

Você sabe qual é a composição de um shampoo? Do que é feito um shampoo? A função do shampoo é proporcionar limpeza, a limpeza do couro cabeludo e dos fios de cabelo. Ao longo do dia o cabelo acaba por